Apoio à pesquisa

Os textos a seguir apresentam apenas uma introdução a cada tema e links interessantes para começar a pesquisa. Incentivamos a revisão e, caso encontrem materiais interessantes, nos encaminhem pelo e-mail qualicon@usp.br 

Índice

Ética em pesquisa com seres humanos 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. A Lei n° 8.142/1990 regulamenta as atribuições do CNS. Associada ao CNS, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) é a instancia responsável pela deliberação, elaboração e atualização das diretrizes e normas de proteção aos sujeitos de pesquisa e pela coordenação da rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), com objetivo de garantir o atendimento aos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP) é um comitê interdisciplinar e independente, responsável por avaliar e acompanhar os aspectos éticos das pesquisas que envolvam a participação de seres humanos, com objetivo salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. 

fonte: https://conselho.saude.gov.br/comites-de-etica-em-pesquisa-conep

A Plataforma Brasil é a base nacional e unificada de registros de pesquisas com seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. A base apresenta dois módulos: um “Público”, onde estão disponíveis as funções de cadastro, comunicação e publicidade com o sistema; e um módulo destinado ao “Pesquisador”, por onde são realizadas as solicitações de pesquisa envolvendo humanos e as informações detalhadas sobre os processos de aprovação e de acompanhamento dos processos aprovados podem ser acessados e geridos. 

fonte: https://plataformabrasil.saude.gov.br/ 

Orientações ao preparo do projeto de pesquisa: A página inicial da Plataforma Brasil apresenta um campo com os "Manuais da Plataforma Brasil". Neste campo, está disponível o "Manual Pesquisador", onde são apresentadas orientações para o cadastro de novos usuários, submissão de projetos de pesquisa etc.

Além das informações do Manual do Pesquisador, disponibilizado na Plataforma Brasil, o CEP do Instituto de Biociências da USP oferece algumas orientações específicas para submissão de projetos de pesquisas ligadas à área de Ciências Humanas e Sociais que podem esclarecer e orientar os pesquisadores no processo de elaboração, trâmite e aprovação do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil. 

https://cep.ib.usp.br/submissao-de-projetos/plataforma-brasil-area-de-ciencias-humanas-e-sociais.html

Uma importante fonte de informações para consultar durante todo processo de elaboração de projetos de pesquisa com humanos é o projeto Educa CEPs é um projeto de educação continuada dos CEPs, promovido pela CONEP, associada a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, e desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento com objetivo de manter e aprimorar o processo de capacitação e educação. Este projeto oferece um conjunto de módulos de ensino gratuito, com cerca de 2 horas de duração cada um, abordando diferentes aspectos sobre o processo de avaliação de ética em pesquisa. Entre os temas abordados, destacam-se módulos sobre (1) a submissão dos protocolos de pesquisa, emendas e notificações na Plataforma Brasil, (2) princípios metodológicos básicos em projetos de pesquisa e os itens que compõem sua estrutura, e (3) o processo de obtenção do consentimento e assentimento livre e esclarecido e da necessidade do registro e formalização por meio do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).

postado em abril de 2023, por Lucas Melchiori Pereira.

Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Uma RSL é considerada sistemática por apresentar uma metodologia consistente e amplamente aceita que aborda questões relativas à qualidade da busca e dos resultados obtidos, por meio da explicitação de protocolos utilizados, que demonstrem a transparecia, replicabilidade e amplitude da pesquisa. 

Exemplo de delineamento metodológico de uma RSL:

Autor: grupo de estudo RSL, QUALICON, 2012.

O site Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) apresenta um conjunto boas práticas e recursos de apoio para realização de uma RSL. Entre os principais recursos, destacam-se as listas de verificação, um diagrama e protocolo de pesquisa que compõe a PRISMA Statement. O diagrama PRISMA descreve o fluxo de informações a serem explicitados nas diferentes fases de uma revisão sistemática é um recurso eficaz para apresentar sinteticamente em um texto quais foram as quantidades de registros considerados na busca, triagem e seleção.

Como o RS possui muitas etapas e atividades, sua execução é trabalhosa e repetitiva, alguns softwares e serviços online oferecem suporte para realização de uma RSL. Um destes softwares foi desenvolvido e é mantido pelo laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software (LaPES), da UFScar. O StArt (State of the Art through Systematic Review) oferece uma estrutura para a elaboração do protocolo de pesquisa e o gerenciamento dos registros levantados, seleção dos estudos e extração das evidências encontradas.   

Outra ferramenta útil é o VOSviewer, que permite a construção e visualização de redes bibliométricas e a funcionalidade de mineração de texto para construir e visualizar redes de co-ocorrência de termos importantes extraídos de um corpo de literatura científica.

postado em abril de 2023, por Lucas Melchiori Pereira.

Rumo a uma arquitetura e um planejamento urbano pró-usuário:
Uma possível cronologia

Esta cronologia procura ilustrar a evolução dos estudos em percepção e desempenho ambiental a partir de livros e textos básicos da literatura internacional. Tais livros consideram a incorporação do ponto de vista de usuários finais no processo de projetos urbanos e arquitetônicos. São incluídos os estudos que tratam dos ambientes em uso, organizados em uma linha do tempo que data desde o início do século XX até a atualidade.

Fonte:  Ornstein, S.W (2022) Towards a Pro-user Architecture and Urban Planning: Potential Chronologies. Academia Letters, Article 4539. https://doi.org/10.20935/AL4539

postado em abril de 2023, por Fernanda de Moraes Goulart e Lucas Melchiori Pereira.